Para pacientes
Como funciona o processo
Para realização de um exame patológico, são necessárias algumas etapas, como demonstradas a seguir:
1. Coleta da amostra
A amostra pode ser obtida de várias formas, como biópsia (retirada de um fragmento de tecido), raspagem de células ou retirada de um órgão durante uma cirurgia.
A escolha do método de coleta depende do tipo de exame solicitado e da área do corpo a ser examinada.
É fundamental a identificação correta da amostra e a adição de informações clínicas relevantes ao auxílio diagnóstico do patologista.
2. Preparação e análise da amostra
Na AP Patologia, a amostra passa por processos de fixação para preservar as estruturas celulares, seguido de inclusão em parafina para facilitar a corte e análise microscópica.
O patologista examina as lâminas microscópicas e pode realizar técnicas adicionais, como imuno-histoquímica, para identificar características específicas das células.
3. Laudo e interpretação
Após a análise, o patologista da AP emite um laudo com a interpretação dos resultados, incluindo o diagnóstico, o tipo de alteração celular e outras informações relevantes.
O laudo é entregue ao médico responsável pelo paciente, que irá utilizá-lo para definir o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento do paciente.
4. Prazo de entrega do laudo
O tempo de entrega do laudo varia de acordo com a complexidade da amostra. Para material de biópsia e citopatológico o prazo é de 7 dias; 10 a 15 dias para peças cirúrgicas e imunohistoquímica.
Em alguns casos, como exames mais complexos ou aqueles que exigem técnicas adicionais, o prazo pode ser maior.
É importante consultar a AP Patologia para verificar o prazo específico de cada tipo de exame.
Casos urgentes poderão ter prazos mais curtos. Entre em contato conosco.